sábado, 28 de maio de 2011

Em destaque...

No Correio do Minho:


Perto de quatro mil ‘romanos’ vestiram-se a rigor, permitindo ao ‘mar de povo’ que invadiu, ontem à noite o centro da cidade para assistir ao cortejo nocturno, inserido na oitava edição da Braga Romana, fazer uma verdadeira viagem no tempo à conquista do império de Bracara Augusta.

Numa noite de calor, os bracarenses saíram à rua. Uns para participar, vestidos a rigor, no cortejo. Outros para assistir. “Esta é de facto a festa da cidade. É uma aposta ganha e de ano para ano tem vindo a crescer”, assegurou o ‘imperador’, Mesquita Machado, que seguia em lugar de destaque no cortejo, numa carroça puxada por cavalos. Um verdadeiro ‘imperador’ que fazia questão de saudar todos os romanos que o aplaudiam.

Escolas, colégios, instituições de solidariedade social, colectividades recreativas, grupos de música e até grupo de dança do ventre. Muitos anónimos também se vestiram de romanos e fizeram questão de se juntar à festa, que já se transformou “num S. João diferente e antecipado, em que é possível, ainda, regressar ao passado”, frisou, o presidente da autarquia.
Como já é habitual a Equipa Espiral abriu o cortejo romano, logo seguida por uma legião de gladiadores vindos de Espanha.

Vereadora agradeceu trabalho de todos

Num ambiente de festa, que encheu por completo o centro da cidade de Braga, a vereadora da Cultura da autarquia, Ilda Carneiro, confidenciou ao ‘Correio do Minho’ que a edição de ontem estava a ser “a melhor de sempre”, dado o número de figurados e de público a assistir.

Ilda Carneiro aproveitou a oportunidade para agradecer a todos aqueles que trabalham para transformar o cortejo nocturno, tal como o cortejo das escolas no dia de abertura da Braga Romana, “um verdadeiro sucesso”. E foi mais longe: “só com muito trabalho, dedicação e empenho das crianças e jovens, dos educadores e professores, dos pais e amigos é que é possível fazer esta grande festa”.

A participar na festa estavam utentes e familiares do Centro Social da Paróquia de S. Lázaro. “Participo pela primeira vez, mas ano passado o meu marido já veio com o meu filho mais ve- lho. Este ano veio a família toda”, contou Gabriela Ribeiro, que estava na companhia do marido, Pedro Vieira, e dos filhos Luís Pedro e Joana. “Estamos aqui exactamente por ser a festa da cidade, além disso, a instituição também incentiva a participar e está a ser muito divertido”, contou.

 
Também a participar no cortejo estava um “grupo independente”, que se juntou ao Jardim de Infância da Quinta das Hotas. João Gonçalves nunca tinha participado e ontem sentia-se “um verdadeiro romano”. “Está a ser muito divertido e é uma forma de aprendermos com os nossos antepassados”, evidenciou.
“Isto é melhor que o S. João”, atirou, entretanto, Maria Almeida que estava na companhia da irmã Rosa a ver o cortejo, aplaudindo os mais pequenos.

Link

Sem comentários:

Enviar um comentário